ROLE A PÁGINA

Plantando a Semente

A SELEÇÃO

Um dos diferenciais do MITO está na produção das próprias mudas. Com um trabalho criterioso de décadas, escolhemos as sementes das melhores plantas com foco na produtividade e qualidade, um cuidado para que os grãos cresçam fortes e saudáveis, garantindo a perfeição e o sabor do seu café.

VARIEDADE

O café arábica possui 23 variedades registradas, das quais escolhemos as cinco melhores que mais se adaptaram à nossa região, sendo elas: Bourbon Amarelo, Catuaí Vermelho, Catucaí, Mundo Novo e IBC-12. Isso nos possibilita a criação de vários blends com enorme complexidade de sabores.

AGRICULTURA DE PRECISÃO

Somos a primeira fazenda de café no cerrado a utilizar essa tecnologia. Com nossos mais de 50 terroirs, analisamos e verificamos as necessidades de cada um deles. Através do monitoramento por GPS, fazemos a correção necessária de minerais e adubação do solo. A determinação da necessidade hídrica é comandada por um software de última geração, o que garante o crescimento adequado da planta e evita o desperdício de água. Além disso, é feito um estudo do alinhamento do sol com a lavoura que possibilita a maturação homogênea dos grãos. Todos os terroirs têm uma altitude entre 1.000 e 1.100 metros, o que proporciona condições específicas para extrair o potencial máximo da bebida.


Rastreabilidade

CAFÉS 100% RASTREÁVEIS

A rastreabilidade é um sistema de identificação que permite resgatar a origem e a história do produto em todas as etapas do processo, do cultivo ao consumo.
Nosso sistema de rastreabilidade acompanha tudo, desde o preparo do solo, plantio até a xícara, passando por todos os estágios necessários à formação do produto final, uma garantia total de qualidade e dos processos de produção.

As etapas de pós-colheita são mapeadas, dando visibilidade aos processos que levaram a uma melhoria da qualidade. Através da rastreabilidade, esses processos podem ser analisados com maior clareza e replicados de forma consistente em uma parte maior da produção, juntamente com um completo sistema de gerenciamento de processos (software) que permite que nossos cafés sejam 100% rastreáveis. Uma equipe composta de profissionais especializados, aliada ao maquinário de última geração específico para rebenefício de café e a instalações projetadas com eficiência, garante cafés com qualidade controlada em todos os processos.

QR CODE

Através do QR Code presente nas embalagens do seu café especial MITO, é possível descobrir todas as informações dos grãos, tais como de qual terroir eles foram produzidos, processamento e muito mais.


A colheita

COMO FUNCIONA

Um dos diferenciais do MITO é a colheita. Modernas máquinas colhem apenas os grãos maduros, deixando nos pés os grãos ainda verdes para que sigam amadurecendo.
Isso é garantia de perfeição e qualidade para o seu café.


Separação

VIA ÚMIDA
SEPARAÇÃO POR DENSIDADE

É uma primeira etapa de seleção dos grãos. Eles serão separados por densidade: grãos maduros afundam e os grãos secos boiam.
As cerejas passam pelo processo de retirada da casca e/ou mucilagem açucarada da cereja, envolvendo o uso de água que é reutilizada no processo.


Secagem e Descanso em Tulhas

DESCANSO POR UM PERÍODO

Agora os grãos são colocados no terreiro e revolvidos constantemente para que ocorra uma secagem uniforme e natural pela luz solar. A seguir, são colocados em secadores com diferentes tamanhos e com a temperatura adequada para cada tipo de café para finalização homogênea de secagem.

Após essa etapa, ocorre o chamado descanso em tulhas de madeira, longe da luz e da umidade, com o café colocado para descanso por um período de 35 e 50 dias, fundamental para sua homogeneização e para a uniformização de cor e bebida.


Benefício e Rebenefício

ELIMINANDO DEFEITOS

Na chamada etapa de benefício, ocorre a separação da casca sem que haja a perda provocada pela quebra de grãos. A seguir, inicia-se o rebenefício, no qual os grãos são separados por tamanho, selecionando-se os maiores, e depois por densidade, eliminando todos os defeitos intrínsecos e extrínsecos.


Classificação a laser

SEM DEFEITOS

Por fim, é realizada a separação eletrônica, com duas máquinas a laser. Esse cuidado é primordial para ter a uniformidade no café, sem defeitos de grãos verdes, imaturos, amarelos ou escuros. Isso garante que todos as xícaras sejam isentas de qualquer defeito.


Prova de Xícara

QUALIDADE DE UM CAFÉ

É hora de definir os lotes para torrefação. Nosso Q-Grader avalia sensorialmente, na chamada Prova de Xícara, toda a complexidade de aromas, de corpo, acidez e as notas que o café oferece, observando-se seu gosto equilibrado e prolongado.

Vale destacar que essa etapa também é feita com uma amostragem de grãos que ainda estão no pé, antes mesmo da colheita final.


A torra

O CAFÉ ESTÁ PRONTO

Após a classificação e a escolha minuciosa dos grãos perfeitos, sem defeitos, o café está pronto para ser torrado, este é um momento crucial e peculiar a cada grão. A alta qualidade dos nossos grãos pedem uma torra média, de tons achocolatados para potencializar seu perfil sensorial e preservar os óleos essenciais. Um mestre de torra fica responsável por encontrar o melhor perfil de torra dos nossos blends.

DESENVOLVIDO PARA GARANTIR SEU FRESCOR

Após a torra, os grãos passam por novo controle de qualidade, no qual eles são selecionados a partir de rígidos critérios de sabor e aroma.

Assim que aprovados, os grãos são embalados em tecnologia especialmente desenvolvida para garantir o frescor de café que o seu dia merece receber.


Certificados da Fazenda

Dentro do conjunto de certificações reconhecidas pela produção mundial de cafés sustentáveis, possuímos os mais consagrados selos de certificação.


O MITO pelo mundo

Quatro continentes já descobriram o poder, o sabor e a qualidade do MITO.

Estados Unidos, Austrália, Itália, Japão e Israel e outros países importam sacas anuais do melhor café do Brasil para que sejam apreciados por exigentes degustadores de cafés especiais.