ROLE A PÁGINA

100%ARÁBICA

Para preparar um café especial, o primeiro passo é a escolha do grão tipo 100% arábica.

Ao contrário do tipo conilon, também chamado de robusta, essa espécie possui características mais ricas e delicadas, variedade de notas e complexidade de aromas.

GRÃO ARÁBICA

Grãos de Café Arábica 100%

O Arábica tem sabor e aroma suaves, mais adocicados e com maior acidez.

Composto de 6 a 9% de açúcares.

1,2% de cafeína

GRÃO ROBUSTA

Grãos de Café Canilon Robusta

O robusta é mais amargo e neutro, menos apreciado pelos degustadores de café.

Composto de 3 a 4,5% de açúcares.

2,4% de cafeína

Variedade Café Grão Arábica

A VARIEDADE


O grão arábica possui diversas variedades, como Bourbon, Mundo Novo, Catuaí Vermelho, Catucaí Vermelho e Amarelo, entre muitos outros.

Eles podem ser comercializados puros ou em blends, aplicados para equilibrar ou acentuar as suas melhores características. Na Fazenda Dona Nenem, por exemplo, temos a variedade Bourbon, com aroma mais intenso, maior teor de açúcar e textura achocolatada. Há o café Catuaí, que é mais leve e suave, pouco encorpado e apresenta acidez média. E ainda há também outras variedades: Mundo Novo, Catucaí, IBC, entre outros, cada qual proporcionando pequenas mudanças de sabor e aroma, além de infinitas possibilidades de combinações.

Logo Região do Cerrado Mineiro
ORIGEM

O BRASIL POSSUI DIVERSAS REGIÕES PRODUTORAS DE CAFÉ ESPECIAL DO TIPO ARÁBICA.
CADA UMA DELAS TEM CARACTERÍSTICAS PECULIARES.

Bahia

Cerrado mineiro
Caracterizados pela bebida fina, corpo forte e excelentes aroma e doçura.

Espírito Santo

Matas de Minas

Sul de Minas

Paraná

Mogiana

O cerrado mineiro é a primeira região produtora de café no país a receber a denominação de origem, que é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O café produzido na região pode ser vendido como um produto com indicação geográfica. Isso significa que ele tem garantia de origem, de procedência. Quem comprar terá certeza de que vai receber um café com determinadas características próprias do clima, do solo e do manejo da região.

Através de QR Code presente no selo de qualidade em nossos produtos, é possível rastrear o café e verificar todas as informações da Fazenda Dona Nenem

A TORRA
DO GRÃO

A torra do café especial é um dos pontos mais importantes no momento da escolha, pois a torra perfeita realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão.

A data da torra sempre deve ser informada nas embalagens de café, pois para se ter o frescor dos grãos e sentir assim todas as suas características, é recomendado que se consuma em até 60 dias após ser torrado.

Os níveis de torra podem ser diferenciados pela cor do grão de café e o aroma.
A torra pode ser clara, média ou escura.

O CAFÉ
MOÍDO





O café moído na hora garante mais frescor e sabor para a sua bebida. No momento em que é moído, o grão de café começa a liberar os aromas. O aroma e o sabor de algumas bebidas, principalmente as quentes, são notados tanto no paladar como no olfato, ou seja, o cheiro do café influi muito no prazer de degustar. Para melhorar o aroma do café, o ideal é que os grãos só sejam moídos instantes antes de prepará-lo, porque o oxigênio do ar reage e dissipa as partículas de sabor.

Existem vários níveis de moagem. Usar a adequada para o tipo de preparo é muito importante para obter o melhor sabor do seu café.

A PROVA

A seleção dos melhores lotes para formação dos blends é feita através de prova de degustação realizada por especialistas altamente treinados (Q-Grader), de acordo com normas internacionais. Esses degustadores profissionais realizam uma avaliação sensorial de amostras de grãos de café e conseguem identificar seus gostos principais.

É hora de provar o café. Experimente calmamente, aprecie e deguste essa incrível bebida e perceba a cada gole os sabores e aromas de frutas vermelhas, caramelo, chocolate, cidreira, limão, entre muitas outras notas presentes no nosso café.


DESAFIO
MITO

Que tal sentir a diferença entre os cafés tradicional e especial? É só prepará-los para experimentar e se surpreender. Perceba primeiramente o tipo de grão ou a moagem. O café especial possui grãos perfeitos, sem defeitos. A torra do café especial é mais clara e tem um tom achocolatado e fosco. O grão tradicional normalmente é mais escuro e brilhante. A diferença do aroma é gritante: enquanto o especial apresenta uma explosão de perfumes deliciosos, o tradicional muitas vezes tem cheiro de fumaça. No quesito sabor, não precisa nem dizer, as diversas notas complexas e prazerosas ao paladar só são percebidas num café de qualidade superior. Deguste seu café especial sem açúcar para exaltar e facilitar a percepção das suas características.

Descubra no aroma e no sabor todo o poder do MITO, o melhor café do Brasil.